Pesquisar entre um período de datas:
 /  /   até   /  / 
Data no formato dd/mm/aaaa

Data de criação: Maio de 2017

AGÊNCIA BRASILEIRA DE GERENCIAMENTO COSTEIRO GESTÃO 2017/2018 CONSELHO DELIBERATIVO: Presidente:Celso Furiani Presidente Substituto: Antônio Eduardo Poleti Membros: Antônio Eduardo Poleti Celso Furiani Gabriela Neves Gallo João Roberto Rodrigues Linda Suzana Gonçalves Brant DIRETORIA EXECUTIVA Diretor Superintendente: Martinus Filet Diretor Administrativo e Financeiro: Ricardo Cerruti Oehling Diretor Técnico: Marinez Eymael Garcia Scherer Diretor de Comunicação Social: Paul Joseph Dale CONSELHO TÉCNICO: Presidente: Marinez Scherer Membros: Íris Regina Fernandes Poffo Marcelo Antônio Amaro Pinheiro Marinez Scherer Ricardo Cerruti Oehling Roberto da Graça Lopes CONSELHO FISCAL: Membros Titulares: Antônio Márcio Ragni de Castro Leite Mabel Augustowski Sonia Regina de Oliveira Madrid Membro Suplente: Roberto Ávila Bernardes


Data de criação: Fevereiro de 2017

Trata-se de projeto proposto pela Agência Costeira, em parceria com diversas entidades regionais e locais com objetivo de disseminar o cultivo Kappaphycus Alvarezii, uma macro alga exótica originária do Sudeste Asiático, num trecho costeiro autorizado pelo IBAMA que vai de Ilhabela, no Litoral Norte Paulista, até a Baia de Sepetiba, no Litoral Sul Fluminense, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras, incrementando sua renda por meio do aproveitamento integral dos produtos e subprodutos de seu beneficiamento, iniciando com a carragena, passando aos biofertilizantes e, posteriormente, produzindo bioetanol, quando a produção ocorrer de forma estável e em grande escala. Algasbras Biorrefinaria Ltda. Fundada em 2012, deu inicio a suas atividades com o “know-how” adquirido em mais de 10 anos, durante a implantação do maior cultivo de algas da espécie Kappaphycus Alvarezii da América Latina, situado na restinga da Marambaia, litoral Sul do Rio de Janeiro. Sedimenta sua atuação no ramo alimentício com a instalação de um moderno laboratório e uma planta fabril, para o processamento das algas e empacotamento do produto final: a carragena.


Data de criação: Março de 2009

Reunião entre nosso colaborador e instrutor do Projeto Orla, Arq.Wanderley Meira, no dia 03 de março, com a Prefeitura de Angra dos Reis para tratar da realização de workshop do Plano de Intervenção da Baia de Angra.

 

A Secretaria Especial de Portos propôs as datas de 4 a 6 de maio para realização do Seminário de Cidades Costeiras Sustentáveis em Fortaleza-CE.




Data de criação: Fevereiro de 2009

       

·       Reunião com o Diretor Executivo da empresa RPMbrasil – Júlio M. Rodrigues para apresentar o projeto ENCOGERCO-2009 e solicitar parceria na execução, participaram da reunião os Diretores Martinus Filet e Antonio E. Poleti.

 

 

·        Comunicação da aprovação do Plano de Trabalho proposto a Secretaria Especial de Portos para a realização do Seminário Cidades Costeiras Sustentáveis a ser realizado na cidade de Fortaleza – CE sob o tema “Vetores para o Desenvolvimento Sócio-Econômico: Portos, Turismo e as Atividades Econômicas de Base Comunitária”.

 

 

·        Comunicação oficial da Diretoria do IBG sobre a decisão da transferência do evento Encontro de Cidades Estuarinas para o próximo mês de setembro, tendo em vista a ocorrência de atrasos nas respostas das empresas patrocinadoras.

 

 

·        Reunião na SECIRM com o Subsecretário para o Plano Setorial para os Recursos do Mar o Capitão-de-Mar-e-Guerra – Carlos Frederico Simões Serafim, para ajustar um cronograma de ações visando pleitear apoio da CIRM em atividades previstas para serem realizadas durante o ENCOGERCO-2009. O apoio a ser solicitado será para a realização da expedição naval técnica e científica com o objetivo de fazer uma Avaliação Ambiental Rápida com o título “100 olhos sobre a Baía de Guanabara” e para proceder estudos quanto à viabilidade para a criação do “Fórum Permanente para os Assuntos do Mar”, participou da reunião o Diretor Antonio Eduardo Poleti.

 

 

·        Reunião com a Gerência de Qualidade Ambiental Costeira e Marinha do MMA e com o Gabinete do Ministro da Cultura para verificar o andamento da solicitação de apoio ao ENCOGERCO-2009, participou da reunião o Diretor Antonio E. Poleti.

 

 

·        Reunião em Brasília por solicitação do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica que juntamente com o apoio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA e representante da UNESCO decidirão por organizar o Seminário Ibero-Americano de Conservação Marinha e Reserva da Biosfera durante o período da realização do ENCOGERCO-2009, ficando pré agendado as datas de 23 e 24 de novembro, participou da reunião o Diretor Antonio E. Poleti.

 

·        A Front360 apresentou o orçamento completo de seu projeto para o ENCOGERCO-2009, o orçamento será analisado e deverá ser a base para a estratégia de captação de recursos para a realização do evento.

 

 

·        Reunião com a Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da SABESP para apresentar o projeto do ENCOGERCO-2009, compareceram os Diretores Martinus Filet e Antonio E. Poleti.

 

 

·        Reunião como o Secretário de Meio Ambiente e Vice-Prefeito da cidade do Rio de Janeiro – Carlos Alberto Vieira Muniz, acompanhado de seu assessor especial Paulo Pinho Filho para solicitar apoio à realização do Encontro de Cidades Sustentáveis e para o ENCOGERCO-2009, compareceram à reunião os Diretores Manuel Sanches, Marinez Scherer e Antonio E. Poleti acompanhados pelo colaborador de gestão financeira Sérgio Alcaide.

 

 

·        Participação no lançamento do livro Cubatão – Caminhos da História de: César Ferreira, Francisco Torres e Welington Borges. O César Ferreira é geógrafo e colaborador voluntário da Agência Costeira, sendo responsável por alguns projetos que estão sendo programados entre eles o de Avaliação Retrospectiva Ambiental da Baixada Santista – 1999-2009, a Agência foi representada pela colaboradora Josefa Molina Poleti.

 

 

·        Reunião na SABESP com a área de Comunicação para apresentar o projeto da realização do ENCOGERCO-2009 e solicitar apoio, participaram da reunião os Diretores Martinus Filet e Antonio E. Poleti acompanhados do colaborador Valter Batista.

 

 

 




Data de criação: Janeiro de 2009

Reunião em Niterói com IBG para ajustar parceria na realização do Encontro de Cidades Estuarinas dentro da série CCS programado para ser realizado em abril, participou da reunião o Diretor Antonio E. Poleti. 

 

Acertado acordo em termos de parceria e apoio institucional com a FIRJAN concretizado pelo IBG pela cessão das dependências para realização do Encontro de Cidades Estuarinas entre os dias 15 a 17 de abril.

 

Ajustada a estratégia para captação de recursos para o patrocínio dos eventos Cidades Estuarinas e para o ENCOGERCO-2009.

 

Reunião com a Front360-Comunicação Total para conhecimento da proposta do projeto para a realização do ENCOGERCO-2009, participaram da reunião os Diretores Martinus Filet e Antonio E. Poleti, acompanhados das colaboradoras Sonia Madrid e Fabiana Ticianelli da empresa Recognition (apoiadora da Agência Costeira).

 

Participação na promoção organizada pela UNESP - Campus Experimental do Litoral Paulista, III-Universidade de Verão (III-UNIVERÃO-2009), com uma palestra realizada por Antonio Eduardo Poleti sobre o tema “Administração Ambiental da Zona Costeira Brasileira”.

 

As vagas no Conselho ocorridas pela saída da Carla Canepa e Ana Fernandes Xavier foram preenchidas por  Christiano Magini e Márcia Trindade Jovito.

 

Os diretores Martinus e Poleti se reuniram com o Gerente de Planejamento (Hudson Carvalho) da Brasil Terminal Portuário S.A para entregar o Relatório da Prestação de Contas referente ao patrocínio do seminário "CCS-Cubatão" e aproveitaram para conhecer o projeto em implantação na área onde funcionava o lixão da CODESP. Um projeto ambientalmente exemplar, previsto para começar a operar a partir de 2012.

 

O ENCOGERCO-2009 será realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 22 a 28 de novembro de 2009, estamos estruturando a Comissão Organizadora.

 

As providências quanto a realização dos seminários “Cidades Costeiras Sustentáveis” – CCS estão sendo coordenados pela Diretora Técnica – Marinez Scherer, estão previstos até novembro a realização de cinco seminários (Fortaleza, Rio de Janeiro, Belém, Vitória  e Brasília). – Acompanhe através do “link” próprio no site.

 

Foi aprovada a contratação da funcionária Karen Louise Martins de Paula Andrade, na função de Auxiliar de Administração. Ficará sob sua responsabilidade as atividades administrativas e acompanhamento da manutenção do site.

 

O novo site entrará no ar a partir do dia 09 de janeiro de 2009.

 

Finalizamos a construção do novo site da Agência Costeira, a empresa contratada – ZAP-TRADE , desenvolveu o novo layout  e será a responsável por sua manutenção.

 

Foi reconduzida a Diretoria Executiva e renovados os Conselhos Deliberativo, Técnico e Fiscal. A Diretoria continuará sendo exercida pelos atuais Diretores- Martinus Filet-Diretor Superintendente; Antonio Eduardo Poleti-Diretor Administrativo e Financeiro; Marinez Scherer- Diretora Técnica-Científica e por Manuel Sanches – Diretor de Comunicação Social.



 

  As imagens foram cedidas por Miguel von Behr